Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Arthur Friedenreich: o grande “El Tigre”




Considerado por muitos como um dos maiores jogadores do mundo, Arthur Friedenreich, apelidado como El Tigre, era um atacante habilidoso, inventor da finta curta e vários outros dribles e conhecido na Europa como Rei do Futebol, simpático e cavalheiro. 
Acervo Rocha Netto.CCMW/IEP


No dia 18 de julho de 1892 no bairro da Luz na Rua Vitória Nº 8, nascia Arthur, filho de Oscar Friedenreich comerciante alemão e Dona Matilde negra de beleza inigualável, Fried era mestiço de olhos verdes. Os contatos de seu pai com a comunidade alemã fizeram com que Arthur tivesse a oportunidade de estudar no Colégio Mackenzie e iniciasse sua carreira no Clube Germânica. Em 1917 foi transferindo para o Clube Atlético Paulistano, onde ficou conhecido por ser um dos melhores centroavantes do Brasil, e foi neste Clube que apresentou um desempenho excepcional, quando em 1925 fez uma excursão para a Europa disputando dez partidas  e perdendo somente uma.
Acervo Rocha Netto.CCMW/IEP.

Com 22 anos Fried não poderia ficar fora da primeira Seleção Brasileira, e no dia 21 de Julho contra Exeter City a Seleção acabou vencendo por 2 a 0, mas o que marcou o jogo foi a violência empregada pelos ingleses, inconformados com a derrota quebraram dois dentes de Friedenreich.
O jogo que marcou a vida de Fried foi contra a seleção do Uruguai, na final do Campeonato Sul Americano no dia 29 de maio de 1919. O jogo em seu tempo regulamentar havia acabado com duas prorrogações sem gols. Na terceira prorrogação, aos 150 minutos de jogo, Fried domina a bola no peito e arremata em direção ao gol, convertendo o lance em gol, a torcida lançou uma chuva de chapéus no gramado que o jogo teve que ser interrompido por vários minutos, quando o juiz apitou o final da partida a torcida enlouqueceu  e invadiu o campo agarrando Arthur, lançando-o para o ar. A polícia tentou tirar Friedenreich do meio da confusão, mas era inútil tentar. Os Uruguaios encantados com futebol outorgam-lhe um pergaminho que dizia, “Nós, os componentes da Seleção Uruguaia, conferimos ao Sr. Arthur Friedenreich o título de ‘El Tigre’, por ser o mais perfeito center foward do Campeonato Sul Americano de 1919.”
Acervo Rocha Netto.CCMW/IEP.

No ano de 1932 Arthur se alistou para lutar na revolução constitucionalista deixando de lado o futebol e doou todas as suas medalhas e troféus para ajudar financiar a guerra, serviu como sargento na linha de frente e voltou como herói.
Acervo Rocha Netto.CCMW/IEP.

Arthur Friedenreich foi com certeza um dos maiores jogadores de todos os tempos. Reconhecido pela FIFA ele detém o recorde de gol em um total de 1329, superando até mesmo Pelé. Fried, o primeiro grande craque brasileiro.
Rocha Netto e Arthur Friedenreich. Acervo Rocha Netto.CCMW/IEP.





Tiago Favaris, aluno do quarto semestre de Sistemas de Informação da UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário