Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Zoobiblion


O livro “Zoobiblion – livro de animais do Brasil” contém reproduções das aquarelas (os originais se encontram em Dresden, Alemanha) feitas por Zacharias Wagener, alemão desenhista e cartógrafo, que residiu em Recife no século XVII durante o governo de Mauricio de Nassau.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP


O nome original da obra de Wagener é longa “Thier Buch Darinnen viel unterchiedene Artes des Fische vögel vierffüssigen Thiere Gewürm, Erd-und Baumfrüchte, so hin undt weider in Brasilischen bezirck, undt gobiethe, Der Westindschen Compagnie zu schwwen undt anzutreffen, etc.” que quer dizer “Livro de animais no qual se contém muitas diferentes espécies de peixes, pássaros, quadrúpedes, vermes, frutas e raízes que se encontram e observam na terra do Brasil, sujeita ao domínio da Companhia das Índias Ocidentais, etc.”.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Edgar de Cerqueira Falcão explica no livro Zoobiblion, de 1964, que existe uma discussão em cima das gravuras de Wagener, muitos consideram o que ele desenhou cópias de desenhos de outros viajantes. Porém, como um estudioso de Wagener, Falcão pode notar que na verdade os desenhos são sim autênticos e muitos depoimentos do próprio Wagener corroboram para isso: “Entretanto, quero salientar, de minha parte, o caráter de autenticidade de tudo quanto Wagener deixou consignado. Além da excelência e fidelidade de suas representações figurativas, deve ser ressaltada sua elevada probidade. Em duas passagens se nota eloqüentemente essa virtude: na estampa nº 27, quando declara haver ficado incompleto o desenho de um siri, por ter atirado fora o modelo, devido ao mau cheiro que exalava; e na estampa nº72, quando reproduziu apenas a carapaça dum cágado, deixando de apresentar a cabeça e as patas, e apõe esses significativos dizeres: “Trouxeram-me certa vez para desenhar o casco de um bonito cágado; mas eu nunca pude saber como eram a cabeça e os pés”. Tão sinceras e honestas confissões levam-me a discordar dos juízos emitidos por SCHAEFFER e SCHADEN, quando vêem semelhança absoluta dos desenhos de certos tipos etnográficos representados na mesma época por Wagener e Eckhout (“homem brasiliano”, “Mulher brasiliana”, homem tapuia”, mulher tapuia”, homem negro” e mulher negra”)(...)”
Acervo João Chiarini. CCMW/IEP.

Mercado de escravos. Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Casa de Mauricio de Nassau. Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

 Além de desenhar os animais brasileiros, Wagener também retrata a vida cotidiana e a presença de Holandeses no Nordeste do país.
Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.

Acervo João Chiarini.CCMW/IEP.



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.

Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário