Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Atropelamento na estrada de ferro Sorocabana



No dia 13 de outubro de 1946, em Piracicaba, o Funcionário Municipal Vitorio foi atropelado por uma locomotiva, pilotada pelo maquinista Julio, nas proximidades da estação Barão de Rezende. Vitorio faleceu um tempo depois no hospital devido as graves lesões que sofrera.

No processo, Julio disse que deixou a estação de trem às 12h20,  e prosseguiu viagem até a “ponte seca”, por onde transitavam os trens do Engenho Central. Logo percebeu que na sua frente, a 25 metros de distância, caminhava um homem na linha férrea. O maquinista disse que usou o apito do trem para que o homem percebesse a presença da locomotiva, porém, sem qualquer efeito, Vitorio continuou caminhando. Assim, a locomotiva transpôs a ponte do Rio Piracicaba e o maquinista soou o apito novamente, pois era um regra soar o apito em curvas e finais de pontes, Vitorio olhou para trás, e foi apanhado pelo pára-choque da locomotiva, sendo atirado para o barranco ao lado do rio. O maquinista parou imediatamente o trem para prestar socorro a vítima, providenciando uma ambulância, e neste momento reconheceu Vitorino.


O réu em depoimento disse que ao sair da ponte do rio havia uma curva fechada e o Julio afirmou que não consegue ter uma visão privilegiada de todos os pontos da rua. Para isso, o trem precisaria estar em certa velocidade nesta parte do trajeto até chegar na Vila Rezende. Resumindo: Julio afirma não ter visto a vítima. O que acaba sendo um pouco confuso, pois no começo do testemunho, o maquinista disse que apitou várias vezes para que o homem saísse da linha do trem. Nesse processo, quase todos os testemunhos são um pouco confusos.

Vitorio, como já foi citado acima, mesmo socorrido e transferido ao hospital não suportou os ferimentos causados pelo trem e pela queda.



Tiago Favaris, aluno do quarto semestre de Sistemas de Informação da Unimep.

Pesquisa realizada no acervo do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário