Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Wingeter e o XV



“Antes de a diretoria do XV de Novembro (na gestão do Dr. Antonio Augusto de Barros Penteado, que foi prefeito da cidade), no dia 18 de abril de 1918, ter adquirido o campo da Rua Regente Feijó (hoje de propriedade de uma indústria), o alvinegro vivia às custas de bondade e heroísmo dos seus diretores e jogadores, que chegaram até  a plantar gramas no campo de futebol.
Dentre esses heróis apontamos a figura do seu primeiro presidente, o Carlos Wingeter, que exercia as funções de cirurgião-dentista e que pertencia à Guarda Nacional. Contam os seus descendentes que o “Capitão” gastou tudo o que tinha em benefício do XV e que foi ele quem doou ao clube o campo de futebol da Rua Regente(...)
O que se sabe é que o Capitão Carlos Wingeter foi arrendatário do campo da  rua Regente Feijó, de 18 de setembro de 1915 até a data em que foi adquirido em definitivo pela diretoria do alvinegro (18 de abril de 1918) (...).”  Rocha Netto em seu livro “A História do XV, vol. I”, pág 10.

Acervo Rocha Netto/CCMW


Carlos Wingeter foi um dos fundadores do XV, primeiro presidente e grande colaborador do clube. Por isso, hoje, as 19h30, no Centro Cultural Martha Watts, haverá a abertura da exposição em homenagem aos 100 anos do XV e do lançamento do livro biografia de Wingeter. Compareçam! 


Acervo Rocha Netto/CCMW



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário