Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O maior goleador do XV de Piracicaba





No dia 15 de Novembro, o Esporte Clube XV de Novembro completa seus 100 anos de existência. Fundado no dia 15 de Novembro de 1913, pelo Cap. Carlos Wingeter, até hoje se mantém como um dos principais clubes do interior Paulista com diversos títulos e craques de bola que passaram pelo seu time principal e pelas categorias de base, chegando até mesmo a Seleção Brasileira.
Gatão em jogo pelo Colégio Piracicabano, 15/07/1943. Acervo Rocha Netto/CCMW

Seu maior artilheiro foi Vincente Naval Filho, mais conhecido como Gatão. Começou sua carreira no esportiva no Colégio Piracicabano, depois amadoramente pelo S.R Palmeiras na liga de Piracicaba em 1944. Em 1945 foi contratado pelo XV de Piracicaba e sua partida de estréia foi no ano seguinte, no dia 18 de janeiro, contra o Libertad do Paraguai no estádio da Rua Regente Feijó. O XV perdeu de 3 x 2 para o time Paraguaio e Gatão não marcou gol neste jogo. Seu primeiro gol de foi contra o Internacional de Limeira em Piracicaba também no campo da Rua Regente no dia 20 de Janeiro de 1946.
Gatão com a camiseta do S.R. Palmeiras, clube amador de Piracicaba. Acervo Rocha Netto/CCMW

Gatão foi o maior artilheiro do XV com 202 gols em 423 jogos, vencendo o Campeonato Paulista de 1947 e 1948, foi técnico do XV e outros times paulistas. Quando foi vendido ao Corinthians, em 29 de fevereiro de 1952, jogou 79 partidas e marcou 17 vezes, foi bi-campeão do torneio Rio-São Paulo e também ganhou dois Campeonatos Paulistas: de 1952 e 1954. Só voltou ao XV em maio de 1955 onde continuou a marcar muitos gols.
Gol de Gatão contra o Internacional de Limeira. Acervo Rocha Netto/CCMW
Vincente com certeza foi um grande jogador e uma inspiração para todos que ocuparam sua posição dentro do XV de Novembro. Mesmo depois da sua morte, Gatão continua a ser lembrado pelos torcedores, amigos e adversários como um dos maiores goleadores do interior paulista. 
Gatão com seu filho. Acervo Rocha Netto/CCMW

Gatão com a camisa do Corinthians. Acervo Rocha Netto/CCMW




Tiago Favaris, aluno do quarto semestre de Sistemas de Informação da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário