Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

La Gamba




No ano de 1911, em Piracicaba, Vicente de La Gamba, italiano, colocou uma propaganda no Jornal de Piracicaba anunciando que praticava medicina sem operação.

 
Acervo do Fórum/CCMW.


Muitos foram os enfermos que buscaram a ajuda de Vicente. No entanto, os resultados não foram os esperados pelos pacientes de La Gamba. O italiano foi acusado de praticar medicina sem ser realmente médico e de receitar métodos nada eficazes aos seus pacientes. A maleta encontrada em posse de Vicente continha pó de carvão animal, mistura de plantas diversas (flores e cascas) entre elas salsaparrilha.
Acervo do Fórum/CCMW.

Vicente acreditava que a cura estava na água e por isso receitava banhos para os doentes. Ele também usava o nome de Professor, pois segundo o próprio, professor significaria “ser profissional” em alguma coisa.
Acervo do Fórum/CCMW.

Um senhora com tuberculose medicada pelo italiano teve que tomar banhos frios e quentes e sem ter alcançado a cura - segundo consta no processo, ela já estava em estágio terminal da doença - , resolveu prestar queixa contra o professor. Quando chegou à delegacia, provocou uma intensa discussão, mobilizando muita gente para lhe ajudar a subir as escadas, pois estava muito doente, incapacitada de caminhar normalmente e que tudo isso era culpa de Vicente. Para outra paciente, com feridas na pele, La Gamba  orientou para que ficasse exposta ao sol coberta com lã por 2 horas e que depois tomasse um banho de água fria. Também não teve melhora alguma e testemunhou contra Vicente. No total, foram seis testemunhas.


Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.

Pesquisa realizada no acervo do Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário