Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“Tão” e a briga com o Jornal de Piracicaba


Em 1946, um goleiro do XV de Piracicaba entrou com uma ação contra o Jornal de Piracicaba. Motivo: um jornalista andava caluniando o jogador nas rodas de conversa pela cidade.





A história
No começo do mês  de maio de 1946, Farid Elias Cassab, conhecido pelo apelido “Tão” e por ser “futebolista amador” , era goleiro do quadro principal do XV de Novembro, prestou queixa contra o Jornal de Piracicaba, de propridedade do Dr. Fortunato Losso Neto.

Segundo o processo:
“Nos derradeiros tempos, começou o querelante a ser hostilizado por um dos auxiliares do Jornal de Piracicaba, sem ser por motivos esportivos. V. o difamava, a cada passo, em conversas com terceiros. Na noite de 3 para 4 do corrente, encontrando-se com V., no centro da cidade, o querelante o interpelou, cortesmente, a respeito disso. Teve como resposta uma agressão, a que reagiu, naturalmente.”
No dia seguinte a agressão, foi publicado um artigo no JP criticando a atitude do jogador, utilizando palavras como “o cafageste Tão”, “praticante do profissionalismo branco”, “goleiro importado e sustentado pelo XV de Novembro”.

Trecho do artigo (que está anexado ao processo)
“O cafageste Tão, goleiro do XV de Novembro, volta-se contra a imprensa, já que não pode fazer cartaz a custa do valor esportivo.
(...) o nosso companheiro de imprensa, Sr. V.J., foi grosseiramente interpelado pelo cafageste Tão, goleiro importado pelo XV de Novembro, e agredido estupidamente em pleno centro da cidade, ao lado do prédio do Banco do Brasil. Tão é elemento desclassificado, que todos conhecem, praticando profissionalismo branco no interior.
(...) de há muito tempo que a diretoria do XV de Novembro tem observado que espécie de elemento é seu guardião. Mas agora ele se revelou em toda sua forma: é um desordeiro, um covarde agressor, que briga traiçoeiramente e corre para não ser apanhado pela polícia!”



Na conclusão do processo, o juiz determina a absolvição do jornalista.



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana
Pesquisa realizada no acervo do Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário