Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Rocha Netto em detalhes


Rocha Netto era muito detalhista. Prova disso é o seu acervo.
Rocha Netto tinha uma casa alugada só para guardar seu acervo esportivo. Graças a preocupação do jornalista em deixar o material bem organizado é que conseguimos dispor o acervo de forma mais simples e fácil de pesquisar.

A catalogação do material está sendo feita pelo CCMW mas,  mesmo assim, a pré catalogação feita pelo Rocha foi fundamental.

Provas da organização de Rocha Netto:

Cartões separados cronologicamente indicando jogo por jogo da seleção brasileira, desde amistosos, copa das confederações, copa do mundo, entre outros.


Livros da História do XV. Todo esse material foi formado a partir das pesquisas pessoais de Rocha Netto, além da vivência do próprio jornalista com o XV de Piracicaba.



Livros com roteiros de jogos do XV de Piracicaba. Nesses livros, Rocha Netto anotou o placar e a escalação do time do XV, jogo por jogo, desde a sua fundação, em 1913.






Isso é só um pouco do que é o acervo de Rocha Netto. Temos ainda as caixas com jornais, revistas internacionais de esporte, compilações da Gazeta Esportiva e mais uma infinidade de materiais sobre esporte, tudo disponível para pesquisa.


Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário