Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Alvinegro traumatizado com queda do COMURBA


A semana da publicação deste post marca os 50 anos de uma das maiores tragédias ocorridas em Piracicaba (SP).  A queda do Edifício Luiz de Queiroz (‘COMURBA’),tema já abordado aqui no blogtraumatizou o E.C. XV de Novembro.

Em pesquisa realizada no livro “A História do XV”, o ‘Nhô-Quim’ tinha jogo marcado para o dia 8 de novembro contra o Esportiva de Guaratinguetá e diante do ocorrido, solicitou a Federação Paulista de Futebol (FPF) que o campeonato fosse realizado em outra data.
Já o presidente da entidade na época, recusou a solicitação. Somente foi cedida nova data quando a Secretaria de Segurança Pública intercedeu em favor do time alvinegro.
A partida foi adiada para o dia 25 do mesmo mês, com vitória do XV de 3 a 0.

12 de novembro
O primeiro campeonato do XV após a tragédia foi contra o Corinthians no Parque São Jorge, na capital paulista. Antes do “mata-mata”, houve homenagem póstuma aos cerca dos 50 mortos da tragédia.
A data também marcou a estréia do meio-campista Chiquinho. Mesmo com o time em luto e jogando bravamente, o único tento da partida foi conquistado pelo jogador corinthiano Flávio aos oito minutos do primeiro tempo.






Reinaldo Diniz, aluno do quarto semestre do curso de jornalismo da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário