Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

São Paulo antiga


O livro “História e Tradições da cidade de São Paulo”, que faz parte do acervo de Chiarini, é muito interessante. O livro conta o cotidiano de São Paulo do final do século XIX e início do XX. O que mais chama atenção são as fotos de cidade contidas no livro.




Uma parte do livro é dedicada a explicar como os paulistanos passavam os momentos de lazer na cidade:

“No começo do século XX logradouro que se tornou ponto de recreio da maioria da  população foi o jardim do Museu do Ipiranga. Ali se reuniam permanentemente todas as barracas, que nas cidades italianas, por ocasião do carnaval, se espalhavam por várias ruas e praças. Toda São Paulo o frequenta nos domingos, caleches, em bondes, a pé, invadindo os cafés,  os jogos, os teatrinhos(...)”.



“(...) O passeio predileto do povo paulistano nos domingos era uma corrida de bonde do largo da Sé ao jardim e ao Museu do Ipiranga. Os circos, em fins do século XIX e começo do XX, mantiveram também o seu prestígio como diversão popular. Às vezes de certo apresentando números de sensação como o do “professor mágico” inglês Savior Boonex, multado em 1874 por um fiscal da Câmara por ter em sua casa, contrariando disposições da municipalidade, três leitões “que eram objeto do trabalho de sua profissão”.”



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário