Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Confusão no sítio!




No dia 11 de fevereiro de 1936, em Santa Bárbara, Estanislau e o imigrante russo Basílio, que até então eram sócios de um sítio, entraram em um conflito. O primeiro acusava Basilio de tentar matá-lo e de outras desavenças “(...) Basilio não concordava em effectuar a matança de formigas nos dias combinado; porque começou a exterminar a creação de gallinhas do declarante e porque ridicularizava as crenças religiosas e catholicas do declarante e sua familia, chegando ao cumulo de offerecer pinga à imagem de Jesus Christo existente na sala(...)”. Estanislau também acusava Basílio de ser comunista.

Acervo do Fórum


Segundo testemunhas, Basílio correu atrás de Estanislau com um canivete. Quando Estanislau não corria mais perigo, foram todos para a delegacia explicar o que tinha acontecido.
No decorrer do processo, Basílio explica que quem queria matá-lo era Estanislau, pois ele e sua mãe sofriam ameaças diariamente. Quando soube que sua mãe havia novamente sofrido ofensa de Estanislau, saiu correndo para ver o que estava acontecendo.


Acervo do Fórum


Quem disse que ele estava com um canivete na mão foram as testemunhas, Basilio não lembrava se portava o canivete ou não quando saiu correndo, pois bebia em um bar próximo e estava já meio alcoolizado. Sobre ser comunista ou não, Basilio explicou que Estanislau vivia a mentir e já tinha um histórico de desavenças com outras pessoas na cidade. As testemunhas realmente afirmam que Estanislau tinha um “mau precedente”, que já tivera outros sócios e tentou dar golpe em todos eles.

Sem ter como chegar a uma conclusão, a polícia arquivou o caso.
Realmente, uma confusão.


Vivian Regina Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo do FÓRUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário