Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rendeu-se a Alemanha


Capa do Jornal "O Diário" 29 de abril de 1945 sobre a rendição da Alemanha Nazista



No dia 29 de abril de 1945, domingo, o Jornal “O Diário” traz em sua capa a seguinte matéria: “Rendeu-se a Alemanha”.
A matéria exalta a vitória do eixo aliado e seu sacrifício pela liberdade no mundo, lembrando daqueles que tinham perdido suas vidas na guerra, exaltando que a democracia tinha vencido a tirania, lembrando dos soldados da F.B.E. (Forças Expedicionária Brasileira), sua bravura e sacrifício, e que logo eles poderiam ter a alegria de ver os jovens brasileiros de volta a pátria.
Traz também a alegria dos cidadãos de Piracicaba ao receber a noticia pelas rádios de que a guerra tinha acabado. Enquanto a noticia era transmitida a sirene da praça central começou a soar, e uma grande massa popular se reuniu na praça, estes soltaram rojões até altas horas da madrugada.
  Via-se em cada rosto, em cada alma, o jubilo pelo fim da guerra, os alunos do Colégio Piracicabano estenderam a bandeira do Brasil em frente à escola e saíram em passeata juntando-se a grande massa que estava nas ruas.  
A redação do Jornal “O Diário” foi invadida por grupos de pessoas que queriam confirmar as noticias. Segundo o jornal esta nova viera de um alto funcionário de Washington D.C.


Tiago Favaris, aluno do terceiro semestre de sistemas de informação da UNIMEP. Pesquisa realizada no Acervo: O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário