Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Iconografias de Douglas Mayer: Brasil Negro

  A obra Brasil Negro de Antonio Messias Galdino é resultado de um compilado de 156 artigos publicados no Jornal de Piracicaba em 1988 em decorrência dos 100 anos da Lei Áurea. O livro Brasil Negro já foi objeto de análise no blog Espaço Memória Piracicabana, porém, neste artigo procuro demonstrar o diálogo entre as imagens de Douglas Mayer e os textos que deram origem ao livro de Antonio Messias Galdino. As ilustrações tem papel importante desta obra singular, que causa impacto e interpretações diversas, personificando os temas abordados nos artigos. 

 Com o título ‘‘Um povo sem história’’ o artista, através da imagem, representa a crítica que o texto de Galdino traz sobre o ‘apagar das raízes africanas.
‘‘Um povo sem raiz está solto no espaço, sem nenhuma ligação com o passado. A destruição dos documentos sobre a escravidão lançou os negros no espaço, impedindo a busca de suas raízes e conhecimento dos seus antepassados’’.





O texto ‘‘Brasil: um país de mestiços’’ nos dá dados históricos das etnias originárias da nossa sociedade atual. Tendo os povos africanos grande influência na cultura e ornamento social, porém sendo historicamente tratada como inferior mesmo após a abolição da escravidão essa situação não muda. “A influência da cultura negra está presente em todos os aspectos da vida brasileira, iniciada na própria formação étnica do povo brasileiro, através da miscigenação’’.



 No artigo publicado em 23/07/1988 ‘‘O negro é marginal na vida política”, Galdino elenca vários aspectos da representação negra na política nacional. Se as massas não têm consciência política e a maioria da população é composta por negros, logo os negros são usurpados de sua consciência política.  A representação do artista Mayer faz alusão ao voto não politizado que gera essa marginalidade política.



O livro destaca também a atuação do negro brasileiro no âmbito religioso, cultural e esportivo que, devido a essa diversidade, torna nossa cultura singular e rica. Segue a baixo as imagens representativas de Mayer:







Maycon Costa, aluno do quarto semestre do curso de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário