Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Gemini IV: Guerra Fria e a corrida espacial

Em junho de 1965, a revista Fatos & Fotos fez uma reportagem sobre uma missão espacial da NASA, a Gemini  IV. Na década de 60, em plena Guerra Fria, a disputa espacial  entre União Soviética e Estados Unidos e quem pisaria na lua primeiro ficou acirrada. 


“O vôo da Gemini  IV e as experiências levadas a cabo em seus 4 dias de duração surpreenderam os expertos em corrida espacial. Com a saída de Leonov da cápsula, em março, a vantagem dos russos aparentava ser imensa, praticamente inalcançável a curto prazo, ou seja, antes da chegada à Lua. Mas a utilização de uma pistola-foguete orientando o passeio cósmico, a permanência no espaço por mais de três dias após o passeio, a permanência no espaço de dois homens durante o tempo teoricamente necessário para se chegar a Lua, a tentativa  de realizar o primeiro encontro orbital (embora não tenha sido realizado, mostrou o caminho para fazê-lo) e uma série  de outras vantagens de menor importância para o grande público colocaram os americanos  cabeça a cabeça com os soviéticos.”


As experiências com a Gemini tinham como prioridades testar, preparar e melhorar equipamentos para uma viagem à Lua, evento que ocorreu somente alguns anos depois, em 1969, com a missão Apolo 11.


Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.

Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário