Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 6 de março de 2017

Copa do Mundo de 1950 e a decepção Brasileira

Com a II Guerra Mundial, a Copa do Mundo foi adiada por 14 anos. Sua 4ª (1950) edição ocorreu no Brasil junto com uma promessa de construção de um estádio para 155 mil pessoas.

As eliminatórias foram conturbadas já que a guerra tornou impossível a participação de algumas seleções como a Alemanha que foi proibida pela FIFA de jogar, além de alguns outros países como a Polônia, Hungria e Tchecoslováquia que não tiveram condições de ir para o Mundial.

Apenas 32 países se inscreveram nas eliminatórias, desses sobraram 16 para jogar o mundial, mas com a desistência de Escócia, Índia e Turquia, apenas 13 equipes jogaram a copa. O Brasil era um dos favoritos ao lado da atual campeã Itália e do Uruguai.   Durante a copa a confiança da torcida brasileira era imensa, nunca uma seleção brasileira entrou tão favorita numa copa.

O Brasil chegou a final com uma campanha irrepreensível, e teve pela frente o time Uruguai. A confiança na vitória brasileira era tão grande que um jornal carioca foi as bancas à véspera da partida com a foto do time brasileiro posado e com a seguinte manchete “Estes são os campeões do mundo”. A seleção brasileira chegou a final precisando de um empate para se sagrar campeã, já que nessa copa não houve final e sim um quadrangular, o que aumentou mais ainda a confiança no título, mais de 200 mil pessoas se espremeram no Maracanã para assistir à partida.

A seleção ainda saiu na frente dos uruguaios logo no começo do segundo tempo o que só aumentou a euforia da torcida, mas o time uruguaio se agigantou e empatou.  Alguns minutos depois jogou um balde de água fria na seleção brasileira e deu início a um dos maiores silêncios já visto em um estádio, até hoje o brasileiro lamenta essa derrota.

A decepção foi tão grande que a maioria dos jogadores daquela seleção foram esquecidos na história, na copa de 54 apenas 6 foram convocados. O mais emblemático daquela copa talvez tenha sido o goleiro Barbosa que, para a torcida brasileira, acabou se tornando um dos culpados pela derrota.

O acervo Rocha Netto encontra-se disponível para pesquisa no Espaço Memória Piracicabana.


Fábio Barros Martins, aluno do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário