Com a II Guerra Mundial, a
Copa do Mundo foi adiada por 14 anos. Sua 4ª (1950) edição ocorreu no Brasil
junto com uma promessa de construção de um estádio para 155 mil pessoas.
As eliminatórias foram
conturbadas já que a guerra tornou impossível a participação de algumas
seleções como a Alemanha que foi proibida pela FIFA de jogar, além de alguns
outros países como a Polônia, Hungria e Tchecoslováquia que não tiveram
condições de ir para o Mundial.
Apenas 32 países se
inscreveram nas eliminatórias, desses sobraram 16 para jogar o mundial, mas com
a desistência de Escócia, Índia e Turquia, apenas 13 equipes jogaram a copa. O Brasil era um dos
favoritos ao lado da atual campeã Itália e do Uruguai. Durante a copa a confiança da torcida
brasileira era imensa, nunca uma seleção brasileira entrou tão favorita numa
copa.
O Brasil chegou a final com
uma campanha irrepreensível, e teve pela frente o time Uruguai. A confiança na
vitória brasileira era tão grande que um jornal carioca foi as bancas à véspera
da partida com a foto do time brasileiro posado e com a seguinte manchete
“Estes são os campeões do mundo”. A seleção brasileira chegou
a final precisando de um empate para se sagrar campeã, já que nessa copa não
houve final e sim um quadrangular, o que aumentou mais ainda a confiança no
título, mais de 200 mil pessoas se espremeram no Maracanã para assistir à
partida.
A seleção ainda saiu na
frente dos uruguaios logo no começo do segundo tempo o que só aumentou a
euforia da torcida, mas o time uruguaio se agigantou e empatou. Alguns minutos depois jogou um balde de água
fria na seleção brasileira e deu início a um dos maiores silêncios já visto em
um estádio, até hoje o brasileiro lamenta essa derrota.
A decepção foi tão grande
que a maioria dos jogadores daquela seleção foram esquecidos na história, na
copa de 54 apenas 6 foram convocados. O mais emblemático daquela copa talvez
tenha sido o goleiro Barbosa que, para a torcida brasileira, acabou se tornando
um dos culpados pela derrota.
Fábio Barros Martins, aluno do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo
Rocha Netto.
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