Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cidade dos Esportes

Ao assumir a presidência do XV de Piracicaba, o engenheiro agrônomo Romeu Italo Ripoli tinha como uma de suas promessas eleitorais a criação desse empreendimento: um estádio para 80 mil pessoas, quadras poliesportivas, piscinas e um prédio para acomodação dos atletas com refeitório e departamento médico. Os alojamentos seriam construídos propositalmente para que formassem o símbolo XV.



O Complexo esportivo ficava localizado em um dos pontos mais altos da cidade, no bairro da Pompéia. Na época, Ripoli afirmava que seria um grande desenvolvimento para a região.
O estádio se chamaria “Almirante Heleno Nunes”, por sugestão de seu amigo particular, o vice-presidente da CBD, José Hermínio de Moraes Nunes. A piscina até chegou a funcionar para os associados.

O empreendimento teve uma grande cobertura da mídia, principalmente do jornal “O Diário”, que tinha como diretor o jornalista Cecílio Elias Neto, um grande amigo do presidente do XV. 


Após a morte de Ripoli, em 1983, o XV entrou em uma crise sem tamanho e a a cidade dos esportes, que estava ainda em construção, nunca foi terminada.

Fábio Barros Martins, aluno do 4º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP

Pesquisa realizada no Acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário