Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Anúncios e propagandas antigas que não vemos nos jornais de hoje

A propaganda tem um papel significativo na história e é reflexo dos ideais e costumes da sociedade em geral. Atualmente ela está presente em qualquer lugar e de qualquer forma, tendo a criatividade como seu limite. Porém ela surgiu inicialmente nos jornais, no qual era possível encontrar dezenas de anúncios por página diariamente, em maior quantidade do que vemos nos impressos hoje em dia.

No acervo O Diário, jornal que circulava na região de Piracicaba no século XX, havia diversas propagandas preenchendo suas páginas todos os dias. Uma pesquisa feita por esse jornal do período de janeiro a maio de 1936, mostra algumas dessas propagandas produzidas por comerciantes da região a fim de atrair mais consumidores. Por se tratar de mais de 80 anos atrás, muitas propagandas encontradas eram de objetos e serviços que não vemos mais nos dias atuais. As propagandas de cigarro e lança-perfume, por exemplo, ambas proibidas nos dias de hoje, eram constantes nas páginas diárias.

Podemos observar também os anúncios de lojas especializadas em concertos de produtos que hoje não são mais produzidos industrialmente, como máquinas de escrever e toca-discos. Além de produtos e serviços, muitas profissões eram anunciadas no jornal, como o amolador, a ama de leite e os engraxates. Essas e mais propagandas podem ser pesquisadas no acervo do Espaço Memória Piracicabana no Centro Cultural Martha Watts.




Thaís Passos da Cruz, aluna do 4º semestre de Jornalismo da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo Jornal O Diário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário