Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Imagens que contam nossa história



No século passado, com o forte movimento progressista, vimos em nossa cidade muitas mudanças arquitetônicas e urbanas e ,com isso, a transformação(e até a demolição) de muitos prédios da área central de Piracicaba.

Pesquisando no acervo fotográfico de João Chiarini, podemos encontrar muitas imagens de uma Piracicaba antiga, que já não existe mais ou que passou por grandes modificações. Uma dessas grandes mudanças foi a construção da nova Igreja Matriz de Santo Antonio, que teve inicio em 1946, e foi inaugurada em 27 de dezembro de 1950. Como podemos ver na foto a antiga matriz, que possuía apenas uma torre. Acreditava que se a igreja tivesse duas torres seria mais imponente.



A matriz Nossa Senhora da Conceição, de um dos barros mais antigos e conhecidos de Piracicaba, a Vila Rezende, nem sempre foi como a conhecemos.


Um exemplo de prédio histórico que foi demolido sem qualquer razão aparente, foi o Teatro Santo Estevam. Localizado na praça José Bonifácio, construído pelo Barão de Rezende, foi demolido na década de 50. Hoje só podemos ver por essas fotos abaixo como ele era.





É uma pena e muito triste para a cidade e sua história que monumentos de tão grande importância sejam simplesmente derrubados e caiam no esquecimento. 
Essas imagens e muitas outras podem ser vistas no Espaço Memória Piracicabana no Centro Cultural Martha Watts.


Maycon Costa, aluno do 1° semestre do curso de história da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.


Um comentário: