Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 2 de maio de 2016

PAZ PERICLITANTE?


PODERIA O TOTALITARISMO DOMINAR A EUROPA NOVAMENTE?

Esta era a preocupação do primeiro ministro inglês Winston Churchill, que esteve no comando da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito ele declara:

 ‘’ De pouco valeria a punição dos hitleristas pelos crimes que cometeram, se o direito a justiça não vigorassem e se os governos totalitários  ou regimes policias tomassem o lugar dos invasores germânicos. ‘’ 

 A matéria publicada no jornal  “O Diário de Piracicaba” pelo colunista Oscar Vilança, no dia 17 de maio de 1945, nem um mês após o final do conflito mundial, retrata a preocupação das principais lideranças mundiais, com o rumo que o continente europeu  iria tomar. Outro governo totalitário poderia surgir naquela nação? Ou nos demais países europeus ? Para o premier britânico isso era eminente.

 Devido o provável conflito na Europa, Vilança destaca:

“Se essa velha  ‘courtisanne’ da Europa não pode viver sem o violento entorpecente dos conflitos armados, urge evitar que os povos livres e pacíficos das Américas sejam comparsas da nova orgia sangrenta que se prepara lá.’’


Para mais informações a respeito desse assunto, temos para consulta, no Espaço Memória Piracicabana, o acervo do Jornal O Diário.


Maycon Costa, aluno do 1º semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário