Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Último adeus!


No dia 28 de outubro de 1983, o engenheiro agrônomo e ex-presidente do XV de Piracicaba, Romeu Ítalo Ripoli veio a falecer vítima de um câncer no pulmão.
Rípoli tinha como seu maior orgulho ter proporcionado ao XV de Novembro sua primeira excursão à Europa, onde naquele tempo apenas os grandes clubes tinham esse privilégio. 

Nessa excursão o clube passou pela extinta URSS, Polônia, Alemanha e Suécia.
Durante sua gestão, marcado pelo amor ao clube, Rípoli arranjou muitas brigas na Federação Paulista e até na CBF, mas porque sempre defendia seu clube do coração. Foi presidente do clube por 14 anos e também foi um dos coordenadores do projeto de construção das arquibancadas do estádio do clube. Além disso, em 1954, deu o pontapé inicial para a construção do ginásio Waldemar Blatkauskas.

Rípoli foi um daqueles dirigentes folclóricos do futebol, sua maior vontade era recolocar o XV de Piracicaba na elite do futebol. Um dia antes de morrer ele deu uma entrevista ao jornalista José Acácio Bueno de Camargo dizendo “Se eu conseguir recolocar o Piracicaba na Primeira divisão do futebol paulista posso morrer tranquilo”.

Rípoli com certeza teria ficado orgulhoso, mesmo vindo a falecer 1 mês antes, o XV foi campeão da série A2 num jogo eletrizante. Os jogadores deram a volta olímpica e fizeram uma homenagem ao folclórico ex-presidente do clube.





Fábio Barros Martins, aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto.



Um comentário: