Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 25 de abril de 2016

O jogo de três minutos e o rebaixamento do XV


Em 1965, o último jogo do paulista disputado pelo XV de Piracicaba foi contra a equipe do Corinthians. Nesse jogo, o XV perdeu por 7 a 0 e estava técnicamente rebaixado. Chegava ao fim o legado do XV na divisão de elite, onde permanceu por 17 anos. Porém a batalha continuaria nos campos, pois,  ainda havia uma esperança nos tribunais.

No dia 30 de Dezembro de 1965, o Tribunal de Justiça Desportiva julgou o recurso do XV contra a equipe da Portuguesa Santista, devido a interrupção de jogo ocorrido no dia 3 de novembro de 1965, onde a torcida do XV invadiu o campo do Barão de Serra Negra.

Depois de uma longa sessão o tribunal julgou que ambas equipes deveriam dar continuidade à partida interrompida e  que seria  marcada para o dia 15 de janeiro na capital paulista a “continuação”, tendo duração de três minutos. Conforme julgado, uma nova partida foi marcada, ocorrendo no estádio do Morumbi em São Paulo. Um gol do XV dava a permanência na elite aos piracicabanos e rebaixaria a Portuguesa, mas só haveria  3 minutos para cumprir o objetivo. O jogo foi truncado e o XV quase marcou com o jogador Proti aos 30 segundos, porém a partida de 3 minutos terminou sem gols, e o XV foi rebaixado.


Esta curiosa partida e outras da história da equipe piracicabana  são encontradas no livro “A História do XV – 40 anos de futebol profissional – II parte 1947-1987” presente no acervo Rocha Netto. Também é possível encontrar detalhes desta curiosa partida no acervo do O Diário na data de 16 de janeiro de 1966.



Adriano Zaulkauskas, aluno do 8º semestre do curso de História da Unimep.
            Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário