Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Morte de Fleury: um dos maiores torturadores da Ditadura


No ano de 1979 o Jornal O Movimento (conhecido por ser contra a ditadura militar e ter um posicionamento político de esquerda) publicou uma matéria sobre a morte de Sérgio Paranhos Fleury (delegado do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social). Fleury foi encontrado morto no cais do Iate Clube Ilhabela. O laudo pericial indicava que ele havia se afogado e logo após o afogamento sofreu uma parada cardiovascular. Pesquisas feitas recentemente apontam que a morte de Fleury foi, na verdade, uma “queima de arquivo”.

Fleury é conhecido como um dos maiores repressores do período militar brasileiro, e por ter chefiado o esquadrão da morte que atuava na periferia de São Paulo entre 1960/1970. Ele foi o responsável pela captura e morte do guerrilheiro Carlos Lamarca, Carlos Marighella (Líder da Aliança Libertadora Nacional), do guerrilheiro Eduardo Collen Leite (preso e torturado por 3 meses e meio), do militante dominicano Frei Tito (o filme “Batismo de sangue” fala sobre esse ocorrido), participou da prisão dos estudantes no Congresso da Une em Ibiúna, é apontado como um dos mandantes da Chacina da Lapa e da Chacina de São Bento, em Recife.

Após sua morte diversas acusações apareceram, uma dela era da madre Maurina Borges da Silveira, a Irmã Maurina. Ela declarou que foi presa, torturada e estuprada pela equipe de Fleury durante 2 semanas. Madre Maurina era diretora do Lar Santana, um orfanato para meninas no interior de São Paulo. Em seu enterro ficou claro as ligações políticas de Fleury. Lá estavam o ex-governador de São Paulo e atual deputado federal, Paulo Salim Maluf, o ex-governador Laudo Natel e o ex-secretário e deputado federal Erasmo Dias.

Erasmo Dias disse a seguinte frase ao jornal “Foi o maior policial que eu já conheci”. Paulo Salim Maluf também deu seu depoimento “Fleury além de ótimo delegado, foi um grande caráter. É umas das grandes perdas do Brasil”.

Quem quiser saber mais sobre o que foi a Ditadura Militar no Brasil, indicamos aqui algumas leituras e vídeos:


http://www.documentosrevelados.com.br/?s=%22s%C3%A3o+bento%22  Sobre a Chacina da Chácara de São Bento
http://www.cnv.gov.br/  Comissão da Verdade

http://memoriasdaditadura.org.br/ Memórias da Ditadura


                                          Em busca de Iara

                                          O dia que durou 21 anos

                                          Brasil: o relato de uma tortura

                                         Advogados da ditadura: por uma questão de justiça!

                                Cidadão Boilesen: um dos empresários que financiou a tortura no Brasil

O Jornal “O Movimento” está disponível para pesquisa no Espaço Memória Piracicabana.



Fábio Barros Martins, aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo Jornal Movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário