Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

terça-feira, 14 de junho de 2016

Boaventura e Unimep pela Democracia


Os anos 80 representaram um período de mudanças políticas no país, sendo assim, Piracicaba não ficou de fora destes debates e movimentações.

Após Abril de 1984 (mês das Diretas), havia uma grande movimentação dos partidos, e os nomes dos possíveis candidatos à presidência começavam a surgir. Havia um debate frequente sobre a eminente mudança no cenário político, que prenunciava o fim do regime militar, iniciado em 1964, marcado por corrupção e pelo endividamento do país com o capital estrangeiro.

Em Piracicaba, uma das instituições que mais representou a luta pela democracia foi a UNIMEP, representada pelo seu reitor Elias Boaventura, que deu apoio a diversas atividades como congressos da UNE e manifestações pelas Diretas. Somente em 1984 foram diversas as atividades realizadas na Universidade, entre elas as palestras de Luís Carlos Prestes, fundador do PCB e de Frei Betto, um dos maiores representantes da teologia da libertação no país.

Em 28 de agosto de 1984 foi publicada no jornal “O Diário” uma carta do reitor Elias Boaventura, que foi endereçada através de telex ao então ministro do exército General Walter Pires, em resposta a uma “ordem do dia” do General, que segundo Boaventura tinha caráter “radical e ameaçador”.

Nesta carta fica evidenciada a relação de Elias em favor da democracia e pela defesa daqueles que optaram pelo rompimento com o governo em atividade, que, segundo Elias, tantos males tinha causado à nação.

Segue o artigo na integra:



Adriano Zaulkauskas, aluno do oitavo semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário