Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A Decepção Brasileira em terras italianas (Copa do Mundo de 1990)




A Itália seria mais uma vez a sede do maior evento futebolístico do mundo, a Copa do Mundo voltava ao país europeu após 66 anos.
O Brasil chegou a copa com um jejum de 20 anos e com uma pressão enorme sobre seus jogadores. Os problemas com a seleção já começaram antes, quando em 1989 com a eleição do novo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mudou toda a comissão técnica que era encabeçada pelo técnico Carlos Alberto Silva, que vinha de bons resultados no comando da seleção como a medalha de ouro pan-americano e a prata nas olimpíadas. Seguindo uma sugestão do então presidente do Vasco, Eurico Miranda, o presidente Ricardo Teixeira anuncia o técnico Sebastião Lazaroni, que chega ao selecionado já muito contestado.
Seu início de trabalho foi desastroso, com derrotas para seleções até então com pouca ou sem tradição no futebol. Sua redenção só veio com o título da Copa América de 1989 aqui no Brasil.
No dia 16 de abril de 1990, Sebastião Lazaroni anuncia a convocação, também com muita contestação de torcedores e jornalistas, já que nela continham alguns jogadores machucados como por exemplo Romário. Seus problemas só iam crescendo, com uma semana de trabalho ele só tinha 7 jogadores sob seu comando, já que os clubes europeus ainda não tinham liberado seus jogadores.
                                                                                


O Primeiro jogo do Brasil foi contra a jovem e inexperiente Suécia. O que mais uma vez se viu foi uma seleção bagunçada em campo, mesmo assim veio a vitória por 2 a 1, também com muita contestação da mídia especializada.







Segundo jogo contra a fraca e inexpressiva Costa Rica foi outro magro 1 a 0, com uma seleção sem nenhum padrão tático
No último jogo da primeira fase, o jogo contra a Escócia, outro time sem tanta expressão no futebol, o Brasil conseguiu outro placar de 1 a 0
Mesmo com as 3 vitórias, nossa adversária na segunda fase seria a temida Argentina, que tinha em seu elenco o craque Diego Armando Maradona. A cidade de Turim pôde ver uma grande partida, sendo a melhor do time brasileiro. Porém, num lance genial Maradona no meio de 4 jogadores consegue um lançamento para Caniggia que dribla Taffarel e decreta a eliminação brasileira na competição.



Por fim o Brasil se resumiu a um grande time atrapalhado por problemas extra campo.
                                  

Fábio Barros Martins, aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário