Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 7 de março de 2016

Furto em 1924



No dia quatro de março de mil novecentos e vinte e quatro, o fórum de Piracicaba registrou uma ocorrência de furto.  Após ir a um baile carnavalesco no Theatro Iris (teatro que infelizmente já foi demolido) em Piracicaba, Antonia de Arruda, a vítima, chegou na pensão em que morava e encontrou seu quarto e armário revirados.


O acusado, Lázaro ou Luiz Veridiano, teria dirigido-se a casa de Antonia, na rua treze de maio, abusando de sua confiança e de lá furtou 270$000 em dinheiro que estavam em sua bolsa e dentro do guarda-vestidos de seu quarto. Lázaro/Luiz incorreu nas penas do artigo 330&4 do código penal, por ter subtraído valor maior que 200$000, excluindo os danos às roupas finas. Foi requerido, pós receber a denúncia, um mandado de prisão preventiva contra Lázaro Veridiano, por ter cometido um crime inafiançável e não ter indicado o nome, profissão nem residência corretos.
No processo há uma parte que se refere detalhadamente  as roupas que foram denegridas  durante o assalto, é descrito o preço e o corte do vestido de 120$00, roupas de seda, crepes (conjuntos) ,um chapéu e uma colcha de renda que não tinham um valor estimado em dinheiro e sim valor emotivo. As contas finais dos gastos com as roupas deram 266.000. Há também um telegrama enviado de Luiz à “Antoninha” como ele mesmo a chama, desejando um bom carnaval e um magnífico Corso (desfiles da época que utilizavam carros).


Haviam cinco testemunhas no caso, dentre elas Olympia da Silvia, dona da pensão que afirmou que , na noite de quatro de março, Lázaro chegou na pensão, e, por ser uma visita recorrente, foi ao quarto de Antonia. Sem que ninguém percebesse rasgou as roupas e praticou o roubo. Nos dias dezenove até vinte e dois de maio, do mesmo ano, Lázaro/Luiz foi julgado e condenado. O réu não teve defesa eficiente pois, de acordo com as testemunhas, ele foi o único visto no quarto de Antonia.



Júlia Zini, aluna do quinto semestre de jornalismo da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo do Fórum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário