Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 28 de março de 2016

C.A Paulistano – Uma lenda do futebol paulista


No acervo Rocha Netto, podemos encontrar uma grande quantidade de informações referentes ao futebol. Nele, há material sobre diversas equipes que fazem ou fizeram parte do futebol brasileiro e mundial.
Uma destas equipes é o C. A. Paulistano, clube da capital paulista que, a partir de 1900, contou com um departamento relacionado ao futebol.
A equipe de futebol criada por volta de 1901, ficou em atividade até meados de 1929, conquistando, neste curto período, doze títulos e sendo um dos maiores representantes do futebol brasileiro (inclusive com excursões vitoriosas pela Europa).

Grandes jogadores passaram pelo C.A Paulistano, um deles, Arthur Friedenreich, foi considerado por muitos (inclusive pelo próprio Rocha Netto) um dos maiores jogadores do mundo. Pode ser conferido no link abaixo mais detalhes sobre este jogador.
No acervo há diversos documentos que relatam a história do C.A Paulistano, como o livro “Club Athletico paulistano – um clube que cresceu com a cidade” -edição comemorativa dos 70 anos de clube”.

O acervo fotográfico sobre o Paulistano possui cerca de 103 fotos, incluindo fotos raras, duas delas podem ser conferidas abaixo.
A primeira, mostra o time do São Paulo em seu treino após a dissolução do paulistano (do fim do departamento de futebol do Paulistano, surgiu o São Paulo F.C) na década de 30.
 A segunda é uma foto da equipe do Paulistano em 1921.





Adriano Zaulkauskas, aluno do 8º semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário