Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Hemeroteca Chiarini: Inezita Barroso





“De São Paulo: Era uma noite de estrelas naquela fazenda próxima a Mombuca, no interior de São Paulo. A roda estava formada: os proprietários, as visitas da Capital e os trabalhadores  ali estavam para ouvir a cantora folclórica que fora recolher toadas caipiras para seus programas de rádio e tv.

Outra atração da noitada era um violeiro muito bom que não se cansava de ouvir a “muié cantadera”, que o acompanhava ao violão enquanto ele solava na viola as tiradas de sua autoria. Ao terminarem o dueto, debaixo das palmas dos presentes, o cantador gritou, muito entusiasmado, para os amigos:

‘ Êta muié estorada! Tenho encontrado uns pouco que me acompanha nessas toada, mas ela inté já pode cantá no corêto de Piracicaba!’

Inezita Barroso, a grande cantora folcórica do Brasil, confessa que este foi um dos maiores elogios recebidos em sua carreira artística: toda a sua vida foi dedicada ao estudo de nossa autêntica música popular.” Artigo da revista “Visão” – 17/02/1956


A Hemeroteca Chiarini é composta dos mais diversos temas, focando sempre o folclore e música popular. Artigos sobre Festa do Divino, Cururu, Batuques, festas folclóricas de todo o Brasil. Nesse material encontramos entrevistas e fotos de Inesita Barroso, incluindo um texto escrito pelo próprio Chiarini, da década de 50:

“O caminho de Inezita é amplamente planejado. Indo ao local está sempre armada para oferecer-nos a música e o canto primitivos. E a dança também. Com as suas últimas buscas ao Rio Grande do Sul, em Carapicuiba e Piracicaba, as suas futuras gravações, vídeos e programas de TV oferecer-nos-ão  incontestavelmente material de boa qualidade.”



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário