Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Campeonato Sulamericano de 1919

Em 1919, o Brasil consagrou-se Campeão Sulamericano de Futebol. Nesse ano, a CBD convocou também Nardini para os treinos, que jogava pelo XV e para o A.A. Palmeiras.
Nardini acabou não atendendo a solicitação da Confederação Brasileira, alegou estar com problemas pessoais.

Trecho do livro "A História do XV"  de Rocha Netto:

Os jogos

No dia 11 de maio, o Brasil venceu o Chile por 6 a 0 tentos de Friedenreich (3), Neco(2) e Haroldo. A segunda vitória do Brasil deu-se no dia 18 de maio contra a Argentina por 3 a 1  tentos de Amilcar, Millon e Heitor. Na terceira partida, o Brasil empatou com o Uruguai por 2 a 2, tento de Neco, no dia 25 de maio, e como ambos ficaram em idênticas posições para ganhar o título, foi marcado o dia 29 de maio para o jogo de desempate.

O interesse despertado pelo “match” excedeu tudo quanto poderia ser esperado. Como se tratava de um dia útil – quinta-feira – o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas, todos os bancos e alto comércio deixaram de funcionar, para que todos pudessem presenciar o jogo. O jogo transcorreu normal e. no final, surgiu o empate de 0x0. 
Houve a primeira prorrogação e persistiu o empate, depois de 30 minutos de jogo. Na terceira prorrogação, Neco investe pela direita, perseguido por Foglino e dá um passe a Heitor. Este chuta contra o arco uruguaio e Saporiti rebate fraco caindo a bola nos pés de Friedenreich, que, com um belo chute a meia altura, vence o “keeper” uruguaio, Brasil 1 x Uruguai 0.

Povo invade campo

Passados 15 minutos da terceira prorrogação, o juiz apita e a torcida invade o campo para carregar em triunfo os brasileiros, mas a luta não tinha ainda terminado, pois faltavam mais 15 minutos da terceira prorrogação. Foi uma decepção, pois o povo não conhecia o regulamento, pensando que a vitória caberia a quem marcasse o primeiro gol.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário