Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 22 de junho de 2015

9 de Julho - 1932: São Paulo em armas pelo Brasil

Em 9 de Julho de 1983, a revolução de 32 completava seus 52 anos. Em homenagem a esta data, o jornal ‘O Diário’ dedicou uma página completa sobre a história e os atos comemorativos que seriam realizados, intitulada ‘9 de Julho – 1932: São Paulo em armas pelo Brasil’.

Na página pode ser conferida uma breve história da revolução, segundo o jornal, uma “revolução da elite”. Diversos setores da elite paulista se viam prejudicados pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Estes setores romperam com Vargas e, em 9 de Julho de 1932, eclodiu uma guerra civil que duraria três meses.
Outro artigo da página mencionava a história de um Piracicabano que ficou sem trocar a farda durante os três meses de conflito:


               Em outro trecho, o leitor pôde conferir a participação de Piracicaba (SP) em número de homens no conflito, óbitos, e também sobre a participação das mulheres no período:


                    Por fim, um artigo com a programação de 9 de Julho, fornecia detalhes sobre as festividades que seriam realizadas, sendo elas: uma missa na Catedral de Santo Antônio, solenidades no  Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e uma visita ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista no Cemitério da Saudade.



Adriano Zaulkauskas, aluno do sétimo semestre do curso de História da Unimep.

Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário