Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 7 de março de 2014

Curt Nimuendajú


Seu verdadeiro nome era Curt Unkel, nascido em 1883 na cidade de Jena, na Alemanha, veio para o Brasil em 1903. Curt viveu em São Paulo até 1913 e depois em Belém do Pará.
Curt sempre teve interesse em estudar a vida cotidiana dos índios, sendo um grande defensor dos grupos indígenas, até que em 1914 saíram suas primeiras publicações sobre os índios brasileiros, com o seguinte título: “Zeitschrift Fur Ethnologie”. Na Alemanha, o etnólogo já assinava seus trabalhos como Curt Nimuendajú Unkel, sendo que posteriormente abandonou seu último nome para assinar somente como Curt Nimuendajú. O nome Nimuendajú lhe foi dado em 1906 pelos índios Apapócuva-Guarani. Deixou inúmeros manuscritos de valor para os estudantes de Etnografia Sul Americana.
Para Ilustrar quem foi Curt Nimuendajú Unkel:

Curt é o homem sentado ao centro da foto. Fonte: Google.


Durante toda sua vida Curt lutou a favor dos índios, contra todos  que os atacavam e deve-se a ele a pacificação dos Parintintin do rio Madeira, obtida em 1922. Suas campanhas exploratórias são inúmeras, contando-se entre as principais: Guaranis e Kaingangs da costa de São Paulo.
Acervo Jair Toledo Veiga/CCMW.

Ainda escreveu e manteve contatos com as seguintes tribos: Parintintin, Palikur, Mundurukú, Tukano, Tukuna, Xerente, Krahó, Canela e Botocudos.
Como resultado da sua colaboração em museus e universidades nacionais e estrangeiras, em 1932 foi lhe dado cidadania brasileira. Curt Nimuendajú foi um dos mestres em trabalhos de campo de Harald Schultz,  etnólogo do Museu Paulista.
 Curt Nimuendajú faleceu em 10 de dezembro de 1945 entre os índios Tukuna do rio Solimões, na Aldeia de Santa Rita, e suas cinzas estão guardadas no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga).
Essa é uma das centenas de biografias contidas no acervo Jair Toledo Veiga. O acervo é aberto para pesquisa.


Tiago Favaris, aluno do quinto semestre do curso de Sistema de Informação da UNIMEP.

A pesquisa foi realizada no acervo Jair Toledo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário