Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 21 de março de 2014

Através do Folclore


“Folclore é, principalmente, cultura espontânea. Cultura no ponto de vista antropológico cultural, como manifestação do sentir, pensar, agir e reagir do homem, vivendo em sociedade (...)”, definição da palavra Folclore, do Prof° Rossini Tavares de Lima (1915-1987) – Ex-Diretor do Museu de Artes e Técnicas Populares e Ex-Presidente da Comissão Estadual de Folclore e Artesanato.

Museu de Artes e Técnicas Populares
Tendo seu início em um pequeno museu mantido pelo Centro de Pesquisas Folclóricas “Mario de Andrade” em São Paulo.
Na década de 1960, o museu abrigava coleções de diversos artistas, entre eles, Tio Quincas, artista nascido em Patrocínio Paulista / SP em 1885, que viveu boa parte de sua vida em Franca / SP. Todos os seus quadros possuem uma motivação: Saudades da esposa, falecida em 1949.








O museu tem rico material do Estado de São Paulo, como o:
            - Cordão de Bichos: Folguedo Popular, que se apresentava no carnaval e outras festas, em Tatuí / SP. Organizado em 1928 por Vicente de Almeida e Aladim Ponce;
            - Malhação de Judas em Itu / SP: São confeccionados dois bonecos de papel e pano, que apresentam no interior da cabeça, dinheiro, balas e bombons. Os bonecos são destruídos no domingo de Páscoa;
O MATP possui coleção de quase cem instrumentos musicais folclóricos do Brasil, entre eles: Idiofones, Entrechoques, Sacudidos, raspados e Aero fone Livre.





Em junho de 1969, o Ex-Governador do Estado de São Paulo, destacou que o Museu de Artes e Técnicas Populares, “constitui-se num documentário vivo e não estático das manifestações folclóricas do homem brasileiro, em suas diversas expressões regionais”.

Após a morte de Rossini Tavares, o Museu teve seu nome alterado e passou por diversas mudanças. Em homenagem ao falecido professor, o Museu passa a se chamar Museu de Folclore Rossini Tavares e todo o seu acervo foi catalogado por uma empresa particular. O Museu e o seu acervo são considerados uma fonte importante de pesquisa história sobre a cultura popular brasileira. Grande parte do acervo do Museu de Rossini é itinerante e circula pelos museus do Brasil todo.  Essa e mais dezenas de informações relacionadas a folclore nacional e internacional podem ser encontrados aqui, no Acervo João Chiarini.

Reinaldo Diniz, aluno do terceiro semestre de Jornalismo, na UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo João Chiarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário