Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

No colorido comício, a voz pelas Diretas





Exatamente há 30 anos, os repórteres José Pedro S. Martin e Marcos Muzi, cobriram pelo extinto jornal, Diário de Piracicaba, um ato pelas Diretas Já. Três mil pessoas se reuniram na Praça José Bonifácio-centro de Piracicaba/SP- por um motivo, votar diretamente para um presidente.
Políticos de diversas classes partidárias, como Orestes Quércia (PMDB), na época vice-governador do estado de São Paulo e o ex-deputado João Hermann Neto (PPS) - ambos na ocasião foram vaiados - estiveram presentes.

Bloco da UNIMEP
Trezentas pessoas entre funcionários e alunos estiveram na ocasião, animando o público presente. Entre os trezentos estava o então reitor da instituição, Elias Boaventura, o qual estava programado a discursar. A atual vereadora de Piracicaba, Madalena (PSDB), participou do comício distribuindo flores.

Bloco das Diretas
Ao representante da comissão pela legalidade do PCB, falou o padre Otto Dana, que repudiou o corte de som para o presidente da Associação dos Favelados “Democracia começa no palanque, a burguesia teve o tempo todo para falar e o único representante legítimo do povo não”, afirmou o religioso.
A então deputada Ruth Escobar (PMDB), teve seu discurso mais aplaudido e repudiou a atitude da Rede Globo em não noticiar a campanha pelas Diretas. “A Globo traiu o povo brasileiro”, disse.  E puxou o coro “Brasil urgente, o povo quer votar no presidente”.
Foi este o comício em que Piracicaba pediu as eleições diretas para presidente, e que chegou a ser filmado por uma TV Holandesa.




Reinaldo Diniz, aluno do terceiro semestre de jornalismo da UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário