Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Movimento Subversivo no Norte do País (1935)

No jornal O Diário de Piracicaba, do dia 26 de novembro de 1935, se encontra a seguinte manchete “Movimento subversivo no Norte do Paiz, violento movimento subversivo, de caracter extremista irrompeu, na madrugada de ante hontem em Pernambuco e no Rio Grande do Norte...”. A revolta ocorreu de 23 a 27 de novembro daquele ano e tomou, inicialmente, o 21°B.C. (Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro) na cidade de Natal e estourou em outras regiões como Maranhão, Recife e Rio de Janeiro.

Esta insurreição recebeu ao longo dos anos outros nomes como: Intentona Comunista de 35, Revolução Comunista de 35, Levante Antifascista, entre outros.
           
Na reportagem está descrito que o território brasileiro ficou em Estado de Sítio por trinta dias, ou seja, o governo suspendeu os direitos civis, como a liberdade de ir e vir, em prol de se proteger contra uma possível ameaça, neste caso, do comunismo.

Na publicação há declarações como o do chefe da polícia do Rio de Janeiro, o Capitão Filinto Muller “Não há motivo de alarme. O governo está senhor da situação. Tudo que ocorrer irá sendo communicado ao publico, por intermedio da imprensa”.
O jornal também noticiou que a polícia do Rio de Janeiro captou um rádio da estação de Olinda que estava em domínio dos revoltosos, transmitia a seguinte mensagem: “O Brasil, de norte a sul, está em nosso poder. Viva Luiz Carlos Prestes”. Luiz Carlos Prestes foi um importante líder comunista do movimento tenentista (Coluna Prestes). Seus membros eram contra o Governo de Getúlio Vargas, ele foi preso em 1936 e permaneceu por 9 anos na prisão (Morais, Fernando. Olga. 11ªedição. São Paulo, editora: Alfa Ômega, 1986).

Como após o dia 27 de novembro não houveram outras publicações sobre o assunto, não é possível saber pelo “Diário” o desfecho da situação, apenas que, o jornal O Globo do Rio de Janeiro noticiou que a polícia prendeu vários “alliancistas” e que estava à procura de outros.

Ana Paula das Neves, aluna do 5º semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário