Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Quando o E.C. Corinthians Paulista jogou em Piracicaba...

“O jogo mais importante do XV de Novembro nos seus primeiros anos de vida foi, sem dúvida alguma, quando enfrentou pela primeira vez a equipe do E.C. Corinthians Paulista, que veio a Piracicaba com seu “esquadrão” completo. Para um jogo amistoso, no dia 29 de fevereiro de 1920. O XV já havia enfrentado muitas equipes de projeção do futebol paulista, destacando-se entre elas verdadeiras seleções que aqui compareceram rotuladas com os mais variados nomes.”


Neco e Amilcar

“O Corinthians era uma grande atração. Mas, nas visita que fez ao XV de Novembro, trouxe dois elementos que por si só valiam por um espetáculo. Eram eles os fenomenais jogadores Amilcar Barbuy e Manoel Nunes, o famoso Neco, que se haviam sagrado “Campeões Sulamericanos de Futebol”, ao defenderem a  Seleção do Brasil no campeonato de 1919.”

Toda a comitiva do Corinthians Paulista ficou hospedada no Hotel Central que, infelizmente, já não existe mais.

Quem ganhou o amistoso?

Essa é uma das centenas de histórias e curiosidades sobre o XV de Piracicaba que Rocha Netto escreveu em seu livro “A História do XV – 1913/1931”. O livro está disponível para pesquisa no Centro Cultural.


Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.

Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário