Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A coleção de flâmulas de Rocha Netto

O jornalista esportivo Rocha Netto colecionava flâmulas, tendo um total de 248 de vários tamanhos e cores em seu acervo, hoje guardadas no Espaço Memória Piracicabana. Elas representam diversas instituições, times, eventos e datas especiais. Entre essas flâmulas, está a feita em comemoração do aniversário de 200 anos de Piracicaba, em 1967. 

Outra muito interessante é a flâmula com o rosto dos jogadores do time de basquete do XV de Piracicaba, que foi o melhor formado por Piracicaba, estando entre as melhores do Brasil. A equipe foi campeã 9 vezes dos Jogos Abertos do Interior e lançou grandes nomes que posteriormente jogaram na Seleção Brasileira, como Vlamir e Pecente. O técnico Braz também se destacou e foi assistente da seleção brasileira campeã mundial em 1959 e 1963.




Juntamente com as flâmulas, há sete faixas de jogos e times diferentes. Uma delas e também a mais significante é a de 1983, quando o time de futebol do XV de Piracicaba venceu a segunda divisão do Campeonato Paulista. Esse foi um dos títulos mais simbólicos para o time, porque um mês antes, o presidente do time, Romeu Ítalo Ripoli, morreu de câncer de pulmão. Ele investiu bastante no time e acreditava na recuperação da equipe, desejando que eles conseguissem subir para a série A.



Thaís Passos da Cruz, aluna do 5º semestre do curso de Jornalismo da UNIMEP. Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a questão da faixa, gostaria de saber se existe alguma foto

    ResponderExcluir