Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Brasil na copa de 1986

O Brasil se classificou para a copa com muito problemas fora das quatro linhas. O primeiro deles foi devido ao fim do mandato do presidente Giullite Coutinho, que deixou os cartolas mais preocupados com a eleição que com a preparação da equipe, outro fator foi que, duas semanas antes do início das eliminatórias, o técnico da seleção Evaristo de Macedo foi demitido. Nesse momento o ex-técnico da seleção Telê Santana é convidado e reassumir a seleção brasileira.



A classificação brasileira para a copa foi de certa maneira tranquila, ocupando o primeiro lugar do seu grupo.

A copa inicialmente aconteceria na Colômbia, mas devido a problemas econômicos ela foi transferida. A FIFA ofereceu a copa a três países: Brasil, EUA e Canadá, mas nenhum aceitou e o México que havia sediado anos antes o mundial acabou sendo o escolhido.

Na convocatória, inúmeros problemas apareceram como a não convocação de Toninho Cerezo e Éder, destaques da copa anterior. Devido a problemas com Telê, Renato Gaúcho, um dos destaques do Brasil no ano, foi cortado da copa por não respeitar o toque de recolher. Em solidariedade ao amigo o então lateral titular da seleção Leandro não se apresentou a seleção ocasionando seu corte também. O Brasil tinha problemas de lesões como o que aconteceu com Zico, destaque brasileiro, chegava a sua 3ª copa com uma lesão séria nos dois joelhos.

O Brasil iniciou sua caminhada contra a seleção da Espanha e venceu a partida por 1 a 0, gol marcado pelo meio campista Sócrates. No jogo seguinte com a Argélia o placar se repetiu com uma vitória magra e um gol marcado pelo centroavante.
Na última partida da primeira fase o selecionado brasileiro enfrentou a fraca seleção da Irlanda do Norte, onde venceu por 3 a 0 com dois gols do artilheiro brasileiro Careca e um do lateral Josimar.

Nas oitavas o Brasil enfrentou a Polônia e outra vez goleou, venceu por 4 a 0 com gols de Edinho, Careca, Sócrates e Josimar.

Com a seleção embalada, o desafio seria o time francês do craque Michel Platini. Apesar da apreensão, o jogo foi equilibrado, onde o time brasileiro fez o primeiro gol com seu artilheiro Careca, mas a França viria a empatar com Platini. Ainda nessa partida ocorre o lance mais emblemático, o craque da seleção Zico errou o pênalti sofrido pelo lateral Branco. A partida foi para as penalidades onde o meia Sócrates e o zagueiro Júlio César erraram, e pelo lado francês o meia Platini errou sua cobrança. Fato curioso, em uma das cobranças da França a bola bateu na trave, voltou no goleiro Carlos e entrou.

O Brasil se despediu dessa copa como a melhor defesa e invicta, além de ter sido a despedida de craques como Zico, Sócrates, Junior e Falcão.

Fábio Barros Martins, aluno do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário