Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Homenagem ao grande pintor brasileiro Almeida Junior


No acervo O Diário, encontramos uma homenagem (notícia datada de 13/11/1942) que Piracicaba fez em memória do grande pintor brasileiro Almeida Junior. O pintor estudou na Academia Imperial de Belas Artes e teve aulas de desenho com Jules Le Chevrel e aulas de pintura com Victor Meirelles (pintor brasileiro – 1832-1903). Após a conclusão de seus estudos, Almeida Junior retorna a sua cidade de origem- Itú, onde abre um ateliê em 1875 atuando como retratista e professor de desenho.

Em visita ao interior de São Paulo, o imperador Dom Pedro II ficou impressionado com o trabalho do artista e concedeu uma bolsa de estudos na Europa. Em 1886 Victor Meirelles o convida para ocupar sua vaga na AIBA (Academia Imperial de Belas Artes), no entanto Almeida Junior não aceitou.


O artigo continua homenageando o pintor, contando que no 43° aniversário da morte de Almeida Junior, “cujos restos mortais repousam no cemitério de nossa cidade (Piracicaba)”, se iniciou com uma celebração na igreja matriz de Santo Antonio. Após a celebração religiosa, seguiu-se uma romaria até o túmulo de Almeida Júnior. Participaram do evento uma comissão composta por representantes do Conselho de Orientação Artística de São Paulo, Museu Nacional Paulista, Escola de Belas Artes de São Paulo, Sociedade de Belas Artes do Rio de Janeiro entre outras.


Silvana Meirielle Cardoso, aluna do sexto semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário