Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Corinthians, campeão Brasileiro de 1990


Em 1990, após um jejum de 80 anos, o Esporte Clube Corinthians Paulista conquistou seu primeiro título Brasileiro. Com gol de Tupãzinho, a equipe alvinegra superou a equipe do São Paulo no Morumbi e levou a taça. Na época, a final do campeonato era disputada no chamado “Mata-mata” com duas partidas, diferentemente do modelo atual de pontos corridos.


No acervo Rocha Neto, disponível no Espaço Memória do Centro Cultural Martha Watts, existe cerca de 30.000 periódicos sobre futebol. Ali estão descritos grandes conquistas das maiores equipes do Brasil e feitos memoráveis como a vitória Corintiana.

As páginas seguintes são do jornal “A Gazeta Esportiva” dos dias 18 e 19 de dezembro de 1990, que homenageavam o recém campeão brasileiro.



Além das capas que destacavam o título inédito e a festa da torcida Corintiana, houve a publicação de pôsteres do campeão.


Em outra página, o autor do gol do titulo foi lembrado. Tupãzinho foi o grande responsável pela vitória alvinegra na partida que terminou em 1 a 0. Na partida anterior o Corinthians já havia ganhado em casa pelo mesmo placar.


As equipes que jogaram este jogo tiveram as seguintes escalações:

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano (Ezequiel), Tupãzinho e Neto; Fabinho e Mauro (Paulo Sérgio). Téc. Nelsinho Baptista
São Paulo: Zetti, Antônio Carlos, Cafu, Ivan, Leonardo, Elivélton, Raí, Bernardo, Flavio Paiva, Eliel e Mário Tilico. Téc: Telê Santana
Uma das páginas descreveu a trajetória de cada jogador da equipe campeã.


Adriano Zaulkauskas, estudante do sétimo semestre do curso de História da Unimep.

Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário