Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A nova Paz entre a Igreja e o Estado: A visita de João Paulo II ajudará a unir os poloneses?


No Jornal “O movimento” datado de 04 a 16/06/1979 se encontra um interessante artigo referente à situação internacional da época.


Sob autoria de Manuel Lucbert, a visita do Papa João Paulo II, obteve um duplo grau de significação para a igreja, e para o estado polonês. A importância da visita do Papa se da por meio de uma análise do discurso entre o primeiro secretário do partido operário unificado Edward Gierek, e o cardeal Wayszynsky, arcebispo de Varsóvia, a fim de que se completassem os preparativos para a visita do papa. O autor destaca o grau de significação de ambas as partes, “Igreja e Estado”, preocupados em criar as melhores condições para a visita.
Para Gierek, ambas as autoridades se convergem para tal acontecimento e, o que esta em pauta, é a convicção de “novos impulsos da cooperação e fortalecimento entre as relações da polônia e do vaticano”, “pertencente” ao clima atual, “de modo geral a igreja preferia falar de normalização das relações”, fortalecendo com isso a unidade dos poloneses, ou seja, o cumprimento dos objetivos nacionais, patrióticos.
O arcebispo de Varsóvia destaca a significação da visita do papa para o fortalecimento da missão religiosa na Polônia, apelando de forma indireta para que o acontecimento ocorra com ordem e serenidade. Tal afirmação evidencia o “objetivo de prevenir eventuais desordens, que não seriam do interesse de nenhuma das partes”.
A visita de João Paulo II obteve um alto grau de comprometimento seja com a missão religiosa como destaca o arcebispo, seja pela importância de seu papel político. Na medida em que o Papa une em seu pontificado aspectos e diretrizes político-religiosas, favorecendo a união dos poloneses e destacando a importância do Solidarność (Solidariedade), primeiro movimento sindical não comunista em um país comunista.



Silvana Meirielle Cardoso, aluna do sexto semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Jornal Movimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário