Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O pouso da gloriosa Ada Rogato


Foi na tarde de 9 de junho de 1960, que a aviadora Ada Rogato (1920-1986), considerada “uma das glórias da aviação civil”, segundo o jornal ‘Diário de Piracicaba’, pousou no aeroporto municipal ‘Pedro Morganti’, em Piracicaba (SP).



Com seu ‘Cessna’ de 90HP, Ada concluiu seu arrojado feito, percorrendo aproximadamente 12.700 quilômetros. Sobrevoou em três meses: São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Pelotas, Montevídeo, Buenos Aires, Baía Blanca, Patagones, Deseado, Trelew, Comodoro, Rivadaria, Rio Grande e Eshuaia.



Em seu retorno passou por Rio Grande, Rio Gallegos, Comodoro, Rivadaria, Trelew, São Carlos de Bariloche, Puerto Montt, Concepción, Santiago, Mendoza, Cordoba, Buenos Aires, Resistência, Assúnción, Foz do Iguaçú, São Vicente, São Paulo e aterrissou no mesmo local da partida, Piracicaba.

Recebida pela primeira-dama, Ladice Salgott Castillon, que lhe entregou flores em nome de todas as mulheres piracicabanas. Entrevistada por duas rádios locais, a aviadora disse estar satisfeita em regressar a Piracicaba, de onde, como afirma o ‘Diário’, “partiu para colher mais glória para a história da aviação civil brasileira”.

Logo após as solenidades, coquetéis e almoço foram servidos nas dependências do aeroporto e na mansão da usina Monte Alegre, reunindo Ada, empresários e autoridades.

Pioneira
Além de aviadora, Ada Rogato era campeã de paraquedismo. Contava até a época (1960), 105 saltos comandados. Possuía prêmios e condecorações nacionais e internacionais. Destaque também por ser a primeira mulher piloto de um planador.



Férias do CCMW
O Blog Acervos Históricos informa aos leitores, que a partir de 22 de dezembro o Centro Cultural Martha Watts e o Espaço Memória Piracicabana encerram as atividades temporariamente. A pausa é devida manutenção interna: organização e conservação de seus acervos para permitir sempre o melhor atendimento aos visitantes e pesquisadores. O CCMW reabre em fevereiro. No entanto, o blog continuará com posts mostrando todo o processo de manutenção do museu.



Reinaldo Diniz é aluno do quarto semestre do curso de jornalismo da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo do jornal “Diário de Piracicaba”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário