Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

As revistas comunistas de Chiarini

Há uma pequena coleção de revistas chamadas “Union Soviética”, “ Rumania today” e “ China revista ilustrada”. Todas essas revistas são da década de 50 , do período da Guerra Fria. As capas tem o simbolo comunista e  em vermelho e, em seu conteúdo, sempre  se destacam propagandas com fotos de Mao Tse Tung , Stalin,  Marx e outros.

Sem dúvida, essas revistas são de grande importância, principalmente pelo contexto em que , historicamente , se enquadram , pois naquele momento com a guerra fria  e o medo comunista, a existência de tais revistas em uma biblioteca seria grande causadora de problemas. Sendo que Chiarini manteve essas revistas em seu acervo durante o período militar no Brasil. Chiarini também era membro do Partido Comunista, então recebia muito material de países como Rússia, China, Cuba. Mas sobre sua militância ou, como consigo entendê-lo, seu interesse pelo tema e por tudo o que acontecia no mundo, discutiremos em outro post.





O acervo “João Chiarini” é um dos mais ricos do Centro Cultural Martha Watts, abrangendo muito além do folclore, com livros desde literatura infantil a livros de religião, economia, política, matemática, biologia, história e mais uma infinidade de temas.


Tatiane Saglietti, aluna do sexto semestre do curso de História da UNIMEP.
           Pesquisa realizada no acervo do João Chiarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário