Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Colégio Piracicabano completa 133 anos


“Nossa fé se mantém e estamos avançando em nossos preparativos para o futuro, com a certeza de que deveremos ter trabalho suficiente após algum tempo” (Mesquita, Z., Evangelizar e Civilizar.., 2001, Ed. Unimep, pág 36).



Como relatado neste trecho das cartas da missionária norte-americana Martha Hite Watts, datada de 08 de novembro de 1881, este trabalho persiste até os dias atuais.
Trabalho de educação para a produção e socialização do conhecimento, respeitando as diversidades culturais e religiosas da sociedade. É com essa missão que o Colégio Piracicabano, fundado por Martha Watts, comemora neste sábado (13), 133 anos de história.
Martha Watts.

Em entrevista ao blog “Acervos Históricos”, a diretora do colégio, Marilice Trentini de Oliveira afirma que o ‘Piracicabano’ possui um ensino diferenciado e inovador. “Entre os diferenciais oferecidos destaca-se o Ensino Bilíngüe, consolidado através do oferecimento de disciplinas ministradas na língua inglesa, presença de alunos estrangeiros e intercambistas durante o ano, oferecimento de Intercâmbios culturais e aplicação de testes de proficiência”, ressaltou. A diretora disse ainda que, “procuramos despertar nos alunos desde cedo por valores como amor ao próximo, justiça, cooperação, solidariedade, ética e cidadania”.
Marilice, diretora do colégio. Foto: Fábio Mendes

O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado por mulheres missionárias metodistas, entre elas Miss Watts, como era chamada carinhosamente pelos alunos. “Sem dúvida a chegada das primeiras missionárias metodistas no Brasil veio contribuir muito para o crescimento e melhoria da educação na época, que era destinada apenas aos mais abastados”, certifica a diretora. E desde sua fundação o Colégio defende sua crença de que a educação é para todos.

Pelo modo de educação, o Colégio chegou ao nível de reconhecimento internacional. Marilice ainda explica que “desde o final do século XIX [o Colégio Piracicabano] vem superando desafios, construindo histórias, educando pessoas, sempre consciente do seu papel, de sua tarefa e de sua importância no cenário educacional brasileiro”. Dos 02 aos 18 anos de idade, a instituição tem aproximadamente 1.000 alunos matriculados, em todos os cursos de educação infantil, fundamental e médio.
Catedral Metodista - Centro de Piracicaba. 

Pela falta de registros de controle de alunos, não é possível precisar o número exato de alunos que estudaram no CP, porém, para a dirigente do Colégio, “se tomarmos como base a média de 500 alunos/ano pode-se afirmar que mais de 60 mil estudantes passaram por aqui”.
O Centenário
O extinto jornal ‘O Diário’, divulgou uma nota sobre as festividades ocorridas na semana de um século da chegada de Martha Watts em Piracicaba. A Câmara dos Deputados também ressaltou a importância da Igreja Metodista em Piracicaba e do IEP. “Somente depois de Piracicaba é que se propagou de forma regular e ininterrupta a obra evangelística e educacional da Igreja Metodista”, lembrou o então deputado federal, Aldo Fagundes. No mesmo ano, outra Igreja Metodista foi fundada em Piracicaba, localizada no Bairro Nova América.
Despertando a memória
Os alunos do Colégio Piracicabano, a partir de estudos realizados nas aulas de arte, ministrada pelo professor Flávio Silveira, irão expor em torno de 80 projetos de variadas linguagens artísticas, amanhã (13) às 11h30, no Centro Cultural Martha Watts.
A mostra ‘O Despertar da Memória, 1881-2014’, tem como objetivo proporcionar uma experiência artística significativa, envolvendo a família e reforçando o vínculo com a escola. Os trabalhos foram elaborados pelos alunos das Educações Infantis, Fundamental I e II e Ensino Médio.
O evento encerra a semana de festividades em comemoração ao aniversário do Colégio. A programação completa dos últimos eventos pode ser visualizada AQUI 



Reinaldo Diniz, aluno do quarto semestre do curso de Jornalismo da UNIMEP.

Pesquisa realizada no acervo do jornal ‘O Diário’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário