Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 11 de abril de 2014

50 mil herdeiros de mãos abanando



No jornal O Estado de São Paulo, 6 de fevereiro de 1982, traz uma reportagem sobre o mais longo processo do judiciário brasileiro, que levou 108 anos para ter uma resolução. O processo é sobre a herança do comendador Domingos Faustino Correa.
            Domingos foi um comendador da Ordem de Cristo, no Brasil Imperial, recebeu o título de Dom Pedro II em 10 de outubro de 1827, pelo motivo de ter abastecido as tropas brasileiras durante Guerra do Paraguai. Domingos nasceu em Portugal, no dia 4 de setembro de 1790, e faleceu no Rio Grande do Sul, em 1873. Toda esta confusão se deu devido a seu testamento confuso onde o próprio comendador escreve:
            “(...) filhos, netos e descendentes de outros sete irmãos tinham conhecimento de quais seriam seus bens (...)”. O Estado de São Paulo, 6 de fevereiro de 1982, pág.7.
            A partilha dos bens ocorreu logo após a morte comendador, mas o problema é que Faustino não tinha declarado bens que o mesmo adquirira. Depois de ter escrito o testamento, estes bens só foram anexados ao processo de herança em 1887, e por diversas vezes esta partilha de bens foi contestada, mas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sempre a considerou correta. Em 1894 ouve um acordo que mandou sobrepartilhar bens do primeiro inventariante o médico Alfredo da Silva, que obteve lucros com aluguel das propriedades de Domingos, mas 60 anos depois novos bens começaram a aparecer, por descendestes de descendestes de Faustino, que somente foram anexados ao processo em 1973, cem anos depois da morte do comendador. Perante a Lei, a justiça determina um tempo máximo de trinta anos para o decorrer do processo de partilha de bens ou herança. Vencido este prazo , é declarado então “Morte do direito” e o processo deve ser concluído e arquivado.

            No entanto, em 1973, o Juiz responsável pelo processo poderia simplesmente ter alegado a tal “Morte do direito” ou “Decadência”, que são a mesma coisa, mas levou em consideração o apelo de milhares de pessoas que afirmavam que o comendador tinha uma fortuna não declarada. Segundo o próprio juiz:
            “(...) acreditavam existir uma imensa fortuna, com apêndice para desfazer com mito da herança, examinei, na sentença, a situação de um a um todos os bens, mostrando que todos são de propriedade de terceiros, alguns não existem e nada restou para ser partilhado (...)”. O Estado de São Paulo, 6 de fevereiro de 1982, pág.7.
            Todos os supostos herdeiros, mais de 50 mil em diversos países, como o Brasil, a Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos e até Europa esperavam receber alguma parte dos 3 trilhões de cruzeiros que teriam sidos deixados pelo comendador. O processo foi composto de 1.250 volumes, 500 mil folhas e mais de 360 advogados estiveram envolvidos no processo. Foram dadas mais de dez sentenças, e é considerado o mais longo processo do judiciário brasileiro. O desfecho disso tudo foi dado pelo juiz, que encerrou o caso e ninguém recebeu nada, pois foi extinto o prazo de partilha de bens do comendador para terceiros. Os bens fora do Brasil, uma fazenda na República do Uruguai de 600 mil hectares, ficavam fora da jurisdição do poder judiciário, e não existia base legal para a partilha da mesma, todos os herdeiros ficaram de mãos abanando.


Tiago Favaris, aluno do quinto semestre do curso de Sistema de Informação da UNIMEP.

A pesquisa foi realizada no acervo Jair Toledo Veiga.

11 comentários:

  1. Eu sou herdeira sou correa Batista.bem que podiam me da uma parte desta.

    ResponderExcluir
  2. Uau eu TAM bem sou uma das herdeiras e quero minha parte já faz um 1000 en tao vamos abrir .logo essa partilhá

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou uma herdeira e quero participar disso

    ResponderExcluir
  4. Tambem sou herdeira de Faustino, meu pai
    e correa

    ResponderExcluir
  5. Eu tamb sou um herdeiro da parte da minha avo.

    ResponderExcluir
  6. Minha vó Ester morreira e minha biva Eufrosina eram herdeiras foram atrás mas juiz não assinou hoje falecidas

    ResponderExcluir
  7. Como saber o andamento na questão tbm sou herdeira!

    ResponderExcluir
  8. Agora aparece herdeiro de tudo que é lado, mais se perguntar a história dele nenhum sabe dizer.
    Eu sou a 5 geração dele e tô aqui quieta porque já sei que isso não vai sair do papel.
    Meus pais são a 4 geração dele.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, estou procurando herdeiros que como eu, se sentem profundamente indignados com tamanha injustiça e para estudarmos a possibilidade de entrarmos na Justiça, com um Pedido de Indenização por Danos Morais, por até a presente data, não ter sido cumprido o Testamento e a vontade expressa em documento lavrado e registrado em cartório, do espólio deixado pelo Comendador Domingos Faustino Corrêa e por não termos recebido mossa parte da herança. Por favor, interessados, entrem em contato comigo pelo Whats 055 15 920009328 ou pelo e-mail nalvinh@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá, pessoal! Meu nome é Nalva, sou da família Corrêa e estou procurando pessoas descendentes dessa família. Peço que pesquisem sobre o que aconteceu com a fortuna do Comendador Domingos Faustino Corrêa, fortuna esta que era pra ter sido partilhada entre seus herdeiros, após sua morte, conforme rezava o testamento e que até agora não vimos a cara e nem a cor do dinheiro. Interessados, entrem em contato comigo, por favor! Obrigada. Entrem nesse link pra mais informações e saberão do que estou falando.

    http://www.genealogiacorrea.com.br/p_testamento_de_domingos.htm

    Nalva (055)15 920009328 (Whats)

    ResponderExcluir