Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O limão e o raio!


A sessão de variedades do Jornal “O Diário de Piracicaba”, em 1935,era um espaço onde se publicavam textos desconexos. Temas como assassinatos, suicídios, curiosidades pelo mundo e até dicas como essa, que fala sobre os usos do limão:
“Para se destruir a caspa, um dos melhores meios é esfregar-se a cabeça todas as noites, com meio limão. Serve, ainda, o limão para limpar as mãos e para as unhas.”
Outro texto fala sobre as mortes causadas por raios na França:
“Durante o último século 10 mil indivíduos morreram carbonizados pelo raio em França. Os annos em que houve menor quantidade desses accidentes foram os annos de 1874, 1892, 1893(...)
(...) Os homens têm peor sorte a este respeito que as mulheres. Entre 5.381 victimas do raio, contavam-se 3.919 homens e 1.462 mulheres, ou seja perto de tres vezes menos.”
Depois ainda, no mesmo texto, chega a comparar homens a pássaros que se escondem embaixo de árvores quando chove sendo então mais suscetíveis a raios.


Mais um texto da sessão de variedades.


O acervo do jornal “O Diário de Piracicaba” compreende aos anos que ficou em circulação na cidade, de 1935 a 1990, e está aberto para consulta no Espaço Memória Piracicabana.

Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário