Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1848 e a Insurreição de escravos em Piracicaba


Jornal data de 1º de agosto no ano de 1953.


Em uma das caixas do acervo de Jair Toledo, um jornal do “Diário de Piracicaba”,  comemorativo de 1º de agosto de 1953, encontra-se a seguinte matéria “Insurreição de escravos em Piracicaba, a tentativa de 1848”.
Nele, Nelson Camponez de Oliveira nos conta que em 1848 Piracicaba passou por uma epidemia de varíola e os mais afetados foram os escravos e a população livre pobre da cidade. O fato da cidade não ter muitos médicos aliado ao descaso do poder público com os mais necessitados provocou centenas de mortes.
Oliveira conta que “Os indigentes, os escravos, os mais humildes e mais desgraçados, êsses foram descansar num campo em aberto, futuro cemitério existente junto ao Pasto de Santo Antonio, (um e outro compreendiam larga faixa de terreno, de vários quarteirões). (...) descansar não é bem o termo, pois, enterrados quase a flor da terra e sem maior resguardo, ficavam ali esquecidos e sujeitos ao ataque de cainçalha que perambulava pelos arredores. Contava-se mesmo que, certa vez, foi visto um cão a devorar um cadáver....”
No post da próxima semana confiram a que isto levou.

Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo: Jair Toledo Veiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário