Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2018

41 anos de debate: O feminismo e o apoio as diferentes lutas sociais


Na 108º edição do jornal O Movimento, publicada em julho de 1977, a editoria intitulada “Assuntos” abriga um texto referente a um questionamento levantado durante a primeira Conferência Internacional da Mulher de 1975 que aconteceu no México sob o lema “Igualdade, Desenvolvimento e Paz” e com pauta centralizada na eliminação da discriminação da mulher e no seu avanço social.

De acordo com o artigo que leva o titulo “Feminismo: Descobrindo o que é principal” as dúvidas levantadas na conferência, que geraram um grande debate, foram sobre o papel da mulher e do feminismo perante as demais lutas sociais e se a desigualdade de gênero era resultado do capitalismo, da divisão do trabalho ou de outros fatores. Essas pautas se estenderam também para um simpósio realizado durante uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorreu em 77 com o tema “Implicações de pesquisas sobre os problemas das mulheres no Brasil”.

Para selar o debate no simpósio da SBPC, segundo o relato do jornal, Maria Malta Campos tomou como conclusão que um problema social não exclui o outro necessariamente e Heleieth Saffioti complementou:

(...) “Só uma concepção mecanicista de mudança social atentaria exclusivamente para a contradição principal.”.


Sttefanie Erescov, aluna do quinto semestre de jornalismo da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Jornal Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário