Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

249 anos de Piracicaba!


Hoje Piracicaba comemora 249 anos. Em homenagem, vamos mostrar uma pequena parte do acervo com tema voltado para a cidade. Um dele é “Imagens da memória postal de Piracicaba”.  O projeto para montar o livreto e para a exposição foi feito em parceria com a UNIMEP. A exposição, que foi realizada em novembro de 1990, no Teatro Municipal, foi o resultado de um trabalho de 2 anos  de levantamento de interpretação de signos que constituem a memória da comunidade piracicabana.

“Os postais promovem uma verdadeira educação dos sentidos. (...) Não deve ser estranha, portanto, a conexão entre postais e memória. O papel desempenhado pelas imagens postais se assemelha muito aos princípios da arte da memória como era concebida nos tratados de retórica da antiguidade. Para lembrar era recomendada a construção de espaços, aos quais seriam associados os fatos a serem memorizados. Espaços que poderiam ser ruas de uma cidade, seus monumentos e praças. No momento de evocar os fatos armazenados, bastaria recorrer imaginariamente os lugares, recolhendo-se em cada um deles as imagens ali depositadas. De acordo com tais princípios, então, os cartões postais nos oferecem um mapa da geografia das nossas lembranças. Contemplá-las é uma oportunidade para surpreender imagens, mas para principalmente emoções ali deixadas, algumas ardilosamente ocultadas pelo esquecimento.”

No livreto aparecem dezenas de reproduções de antigos cartões postais da cidade. Ao lado dos postais, frases de moradores da cidade, contando o que a lembrança das imagens permite.








Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa feita no acervo João Chiarini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário