Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viagem à província de São Paulo


Auguste de Sante-Hilaire nasceu em Nova Orleans, em 1779, dez anos antes da Revolução Francesa, vindo a morrer em setembro de 1853. Veio ao Brasil, com a missão específica de estudar o Novo Mundo, em 1816. Na biblioteca de João Chiarini, encontramos o livro “Viagem à província de São Paulo” e nele é possível rever São Paulo, conhecer detalhes da cidade, os costumes, a geografia, a fauna e a flora.

No capítulo IV temos a “Descrição da cidade de São Paulo”:

“Não somente é encantadora  a localização de São Paulo, como aí se respira um ar muito puro. O número de casas bonitas é bastante grande, as ruas não são desertas como as de Vila Rica (Ouro Preto), os edifícios públicos são bem conservados, e o visitante não se vê afligido, como na maioria das cidades e arraiais de Minas Gerais, por uma aparência de abandono e miséria.”

“Achei as moradas dos habitantes mais graduados de São Paulo tão bonitas por fora quanto por dentro. O visitante é geralmente recebido numa sala muito limpa, mobiliada com gosto. As paredes são pintadas de cores claras, e as das casas antigas são ornadas com gosto. As paredes são pintadas de cores claras, e as das casas antigas são ornadas com figuras e arabescos. Nas recentes, as paredes são lisas, com cercaduras e lambris, à semelhança do nosso estilo europeu. Como não haja lareiras, os objetos de enfeite são colocados sobre as mesas, como, por exemplo, castiçais, frascos de cristal, relógios de pêndulo, etc. Comumente, também, as salas são ornadas de gravuras, as quais, entretanto, são constituídas pelo refugo das lojas européias. Era tão pouca a noção de arte do povo do lugar, à época de minha viagem, que eles nunca deixavam de me chamar para admirar suas obras-primas.”

“Os indígenas que se apresentaram diante dos paulistas pertenciam a duas tribos diferentes, a dos canes e a dos votorons. Os primeiros eram dóceis e cordatos, os segundos altaneiros e ferozes. Entretanto, as duas tribos conviviam em grande harmonia, unidas provavelmente pelo ódio implacável que ambas dedicavam a uma terceira, a dos dorins.”
Esses e outros relatos muito interessantes podem ser encontrados no livro de Saint-Hilaire. O livro é disponível para consulta no acervo João Chiarini, localizado no Espaço Memória Piracicabana.



Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário