Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Acervo Rocha Netto integra exposição do Museu do Futebol


Materiais do acervo do jornalista e ex-jogador Rocha Netto (1913-2003) integram a primeira Mostra itinerante do Museu do Futebol, em Piracicaba (SP). A exposição ‘Museu do Futebol na Área’ está instalada no Engenho Central e segue até o dia 20 de setembro com entrada gratuita.

Fotografia de Reinaldo Diniz

Fotografia de Reinaldo Diniz
Os seis estandes da mostra reproduzem os espaços do Museu do Futebol, instalado no Estádio do Pacaembu, na capital paulista. Segundo a organização foi feito um levantamento nos acervos do Museu para a escolha dos materiais que seriam utilizados.

Fotos relacionadas à história do futebol piracicabano, também estão expostos. Estes materiais fazem parte da coleção de diferentes acervos da cidade, entre eles, o acervo de Rocha Netto, localizado no Espaço Memória Piracicabana, no Centro Cultural Martha Watts (CCMW).

Rocha Netto



Gatão
Os documentos estão na Sala de Origens, que apresenta a trajetória da chegada do futebol no Brasil, no final do século 19, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20.


A presença do acervo nesta exposição ratifica o valor que o acervo Rocha Netto tem no meio esportivo piracicabano e brasileiro”, ressalta Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do CCMW, sobre a importância do material como parte da exposição.

Acervo RN

O acervo esportivo Rocha Netto foi formado a partir de 1919, e hoje é considerado um dos mais completos acervos sobre futebol do país e extensa fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, historiadores, esportistas e demais interessados.

Sua formação teve como objetivo fundamental resgatar a história do futebol e a trajetória dos grandes jogadores do passado. É composto por uma coleção de 50 mil fotografias sobre futebol, anotações sobre os clubes nacionais e internacionais, flâmulas, fichas técnicas de jogos e dados biográficos de atletas. Os livros, as coleções de jornais e revistas especializadas existentes no acervo somam 30 mil textos.

Serviço - Exposição itinerante Museu do Futebol na Área – Piracicaba. Data: 15 de agosto a 20 de setembro de 2015. De terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Parque Engenho Central – Armazém 14-A (Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba).

Centro Cultural Martha Watts. De segunda a sexta das 9h às 17h. Rua Boa Morte, 1257 - Centro Piracicaba. (19) 3124-1889. ccmw@unimep.br

Reinaldo Diniz,  aluno do sexto semestre do curso de Jornalismo da Unimep.



Nenhum comentário:

Postar um comentário