Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Surpresa na primeira edição do Salão Universitário


A 23ª edição do Salão Universitário de Humor de Piracicaba (SP), realizado pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), está na reta final, mas no post desta semana, o blog Acervos Históricos relembra a primeira edição divulgada no ‘O Diário’, em 1992.

Divulgação/Acervo Salão Universitário de Humor


No dia cinco de maio, a Comissão Organizadora, presidida pelo professor Adolpho Queiroz, recebeu 209 trabalhos, entre cartuns, histórias em quadrinhos, charges e caricaturas, que concorreram a US$ 2 mil dólares em prêmios. O número foi uma surpresa para a equipe.

“Isso siginifica que Piracicaba vai ganhar mais um espaço dentro do humor gráfico no Brasil, contribuindo, sem dúvida, para revelar novos talentos para o humor com este salão destinado somente aos universitários”, disse Queiroz, em entrevista ao jornal.

Divulgação/Acervo Salão Universitário de Humor
Diante do número de trabalhos apresentados, a Comissão Organizadora, segundo o periódico, teve que discutir a possibilidade de realizar uma pré-seleção.

A reportagem também mostra que “a crítica social se acentua nos trabalhos, a partir das visões que esta nova geração de cartunistas e quadrinistas expressa sua preocupação com relação a temas novos como a hegemonia política e econômica dos japoneses, a miséria e a recessão brasileira, a ecologia e o mercado de trabalho para os futuros profissionais”. A mostra também ficou exposta no Hall do Teatro Municipal da cidade.


23º Salão Universitário

A edição de número 23 já está em cartaz, no átrio da biblioteca no campus Taquaral da Universidade, reunindo 96 trabalhos selecionados. Fique ligado! O período de exposição segue até o dia 15 de agosto. Saiba mais no link: http://migre.me/qT4Xg.


Reinaldo Diniz, é aluno do sexto semestre do curso de Jornalismo da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo do jornal ‘O Diário’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário